Poetray

BannerFans.com
Google
 

quarta-feira, dezembro 31, 2008

Reforma ortográfica



As mudanças da reforma ortográfica

As novas regras ortográficas passam a valer no dia 1º de janeiro de 2009. Para você se acostumar com as mudanças, o blog: Dafilosofia elaborou uma pequena amostra com as principais alterações na escrita, como o desaparecimento do trema, a queda de acentos e os novos padrões para uso do hífen. A idéia é que você imprima, transcreva para sua agenda, no caderno, ou deixe-o em local de fácil acesso no seu computador. Isso será de grande utilidade na hora de editar seus textos.

De acordo com o decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, até 2012 valem as duas formas de escrever: a antiga e a nova. No Ano Novo começa o chamado “período de transição”. Portugal, que também aprovou o acordo ortográfico adotará as novas regras até 2014. O que todos esperam é que isso venha facilitar o entendimento e as transações no mundo dos negócios entre os países de idiomas diferentes e todos os países envolvidos, ou seja, que falam a língua portuguesa.


Está postagem apresenta as mudanças que já estão definidas. Ainda há o que definir - por exemplo, no uso do hífen - que deverão ser discutidas entre as Academias de Letras dos países que falam a língua portuguesa. A Academia Brasileira de Letras tem até fevereiro de 2009 para organizar um vocabulário.
Vale lembrar que o que muda é a grafia; a pronuncia, a fala continua a mesma, mesmo sem os dois pontinhos, trema, em cima do “u”. Ou seja, Lingüiça, sem o trema, continua sendo lingüiça, sem nenhuma engasgo. Da pra agüentar? Então... aguente.



Veja no link abaixo tabela com as principais mudanças na ortografia:
















































sábado, dezembro 27, 2008

sexta-feira, dezembro 26, 2008

BALANÇO DA VIDA

Leitura bíblica: Romanos 12.1-3
1. Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês.
2. Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
3. Por isso, pela graça que me foi dada digo a todos vocês: Ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter; mas, ao contrário, tenha um conceito equilibrado, de acordo com a medida da fé que Deus lhe concedeu.

Cada um examine os próprios atos (Gl 6.4)

Queremos chamar sua atenção para um fato importante: estamos no início do segundo semestre. O tempo passa rápido e logo logo estaremos ouvindo os votos de boas festas.
O início do segundo semestre é o melhor tempo para nos fazermos as seguintes perguntas: Tenho procurado falar mais e de modo mais íntimo com Deus? Meus hábitos negativos ainda comandam minhas escolhas e decisões? Minha comunhão com os irmãos obedece aos princípios de amor do Senhor Jesus Cristo? Minha comunicação revela que pertenço a Jesus? Se não revela, o que estou fazendo para mudar? Tenho dado afeto à minha família, pela qual sou responsável? Sou honesto nos meus negócios e trabalhos? A esperteza se tornou o motor das minhas ações? As minhas palavras e expressões têm dado ânimo e esperança às pessoas que me cercam? Tenho ouvido mais e imposto menos as minhas opiniões? Consegui no primeiro semestre do ano aprender algo que tenha mudado meu modo de pensar? Tenho confessado o meu pecado e me arrependido, tenho efetuado as mudanças que Jesus requer? Se o quadro de respostas for negativo, o princípio das mudanças está no arrependimento e na volta da submissão a Jesus. Essa mudança começa com a decisão de reconhecer a partir de hoje as virtudes cristãs como imperativas para sua vida. Ninguém pode mudar nada em sua vida se você não decidir fazê-lo. A garantia de que as mudanças para melhor são possíveis está na própria Palavra de Deus, que afirma: "Tu, Senhor, guardarás em perfeita paz aquele cujo propósito está firme, porque em Ti confia" (Is 26.3). Se você ainda tem a disposição de efetuar neste ano mudanças para melhorar sua vida com Deus, com o Senhor Jesus e os irmãos, você ainda tem um semestre pela frente. O ano ainda pode ser altamente produtivo. Avive a perseverança, porque o Senhor está quase às portas. - MLN

As barreiras que impedem a perfeita vida com Deus são as do nosso próprio coração.

quinta-feira, dezembro 25, 2008

Sobre São José do Jacuri

A pergunta é: O que eu posso fazer para mudar a realidade?