Poetray

BannerFans.com
Google
 

sexta-feira, agosto 21, 2009

Sobre o CGI.br

Ao fazer um trabalho escolar fiquei conhecendo um pouco do CGI, me amarrei. Por isso convido a todos para conhecerem o trabalho dessa entidade.

O CGI.br - Comitê Gestor da Internet no Brasil - mantém grupos de trabalho e coordena diversos projetos em áreas de importância fundamental para o funcionamento e o desenvolvimento da internet no país, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. O GCI.br é composto por membros do governo, do setor empresarial, do terceiro setor, da comunidade acadêmica, e representa um modelo de governança na Internet pioneiro no que diz respeito à efetivação da participação da sociedade nas decisões envolvendo a implantação, administração e uso da rede. Com base nos princípios de multilateralidade, transparência e democracia, o CGI.br elege democraticamente seus representantes da sociedade civil para participar das deliberações e debater prioridades para a internet, junto com o governo. Entre as diversas atribuições e responsabilidades do CGI.br destacam-se:
§ a proposição de normas e procedimentos relativos à regulamentação das atividades na internet;
§ a recomendação de padrões e procedimentos técnicos operacionais para a internet no Brasil;
§ o estabelecimento de diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da internet no Brasil;
§ a promoção de estudos e padrões técnicos para a segurança das redes e serviços no país;
§ a coordenação da atribuição de endereços internet (IPs) e do registro de nomes de domínios usando <.br>;
§ a coleta, organização e disseminação de informações sobre os serviços internet, incluindo indicadores e estatísticas.

Devido ao esgotamento de endereçamento IP, o Ipv6 é a nova geração do Protocolo Internet e está sendo implantado para funcionar paralelamente com o atual IPv4 até a sua total implantação e sua estrutura o demonstra eficiência suficiente para disponibilizar endereçamentos IPs de tempo de vida praticamente incalculável devido sua grandeza de capacidade. A sua necessidade de implantação acelerada do Ipv6 se deve à imprescindível continuidade do crescimento e da evolução da Internet.

Com objetivo de incentivar o mais imediato possível o uso do protocolo IPv6 no Brasil, o CGI.br e o NIC.br oferecem, através do sítio Web do projeto IPv6.br, um e-learning onde são abordados os principais conceitos relacionados ao funcionamento da nova versão do protocolo IP e à sua implantação. É um excelente meio de aprendizagem. Todo o conteúdo do curso está escrito e narrado em português, sendo criado para atender, principalmente, aos estudantes, professores, técnicos, analistas e engenheiros de computação e redes. Contudo, os módulos introdutórios são também adequados a um público mais diverso, sem conhecimentos técnicos, como usuários Internet, gestores e interessados em geral.
É notório que são muitos os seguimentos importantes e de extrema urgência nos seguimentos no mundo dessa tecnologia.

Para executar suas atividades, que constituem a base fundamental para o funcionamento dos trafego de dados para os meios de Comunicação, o CGI.br criou uma entidade civil, sem fins lucrativos, denominada "Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR" - NIC.br.

Esse Núcleo, NIC.br, é que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil. Portanto o NIC.br é considerado o braço executivo do CGI.br, digamos, o setor burocrático responsável pelos setores departamentos administrativos, jurídicos e comunicação. Para obter o máximo de qualidade nos diversos segmentos necessários para o bom fluido desse trabalho complexo criou-se e se disseminou vários setores deste núcleo e lhes atribuiu diretiva específica. Dentre suas atribuições estão: O Registro.br, CERT.br, CEPTRO.br, CETIC.br e W3C.br sendo que cada órgão submetido à supervisão e administração do NIC.br é subdividido em outras entidades organizacionais de seguimentos específicos como infra-estrutura, projetos, desenvolvimento, pesquisa, monitoramento de acessibilidade, tráfego e segurança.
Especificação dos órgãos de expansão do NIC.br: departamentos administrativo, jurídico e comunicação.
Registro.br - Registro de domínios ".br"
CERT.br - Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidente de Segurança no Brasil
CETIC.br - Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação
CEPTRO.br - Centro de Estudos e e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações
W3C Brasil - Escritório brasileiro do W3C (World Wide Web Consortium)

Funções dos departamentos NIC.br e características de subdivisões:
Registro.br – (Registro de domínios ".br" ) Órgão responsável por administrar o registro e manutenção dos nomes de domínios que usam o <.br>, a distribuição de números de Sistema Autônomo (ASN) e endereços IPv4 e IPv6 no País, pra ser exato, o registro de nomes de domínio, a administração e a publicação do DNS para o domínio
. Especificamente Registro é um nome que serve para localizar e identificar conjuntos de computadores na Internet. O nome de domínio foi concebido com o objetivo de facilitar a memorização dos endereços de computadores na Internet. Sem ele, teríamos que memorizar uma seqüência grande de números. Qualquer entidade legalmente estabelecida no Brasil como pessoa jurídica (instituições) ou física (Profissionais Liberais e pessoas físicas) que possua um contato em território nacional pode regitrar um domínio. É necessário registrar um domínio porque domínios que não estão registrados, não podem ser encontrados na Internet; todos os domínios na Internet com extensão.BR são registrados, exclusivamente, no Registro.br. Para registrar um domínio é preciso ter os serviços de 2 servidores DNS já configurados para o seu domínio. Em geral quem lhe fornece isto é o provedor contratado, caso o interessado não tenha infra-estrutura própria.
CERT.br – (Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidente de Segurança no Brasil) É responsável pela infra-estrutura e desenvolvimento de recursos para notificações de incidentes, atuando como um ponto único e intermediário para notificações de incidentes de segurança, de modo a prover a coordenação e o apoio necessário no processo de resposta a incidentes, colocando as partes envolvidas em contato quando necessário; inclusive, os serviços prestados pelo CERT.br inclui a conscientização e treinamento quanto ao uso da Internet, especificamente registra e monitora permanentemente a rede. Esse grupo atua através do trabalho de conscientização sobre os problemas de segurança, da correlação entre eventos na Internet brasileira e do auxílio ao estabelecimento de novos CSIRTs no Brasil. CSIRT - (Computer Security Incident Response Team) ou, Grupo de Resposta a Incidentes de Segurança; ou seja, suas atividades são: o tratamento e resposta a incidentes de segurança em computadores envolvendo redes conectadas à Internet brasileira.
Mas como se define um incidente?
Cada organização define, em relação ao seu site, o que é um incidente de segurança em computadores mas podemos considerar incidente toda tentativa ou ato indesejável que ameaçe ou cause danos ao seu site. Exemplo:
§ tentativas (com ou sem sucesso) de ganhar acesso não autorizado a sistemas ou a seus dados;
§ interrupção indesejada ou negação de serviço;
§ uso não autorizado de um sistema para processamento ou armazenamento de dados;
§ modificações nas características de hardware, firmware ou software de um sistema, sem o conhecimento, instruções ou consentimento prévio do dono do sistema.
§ Um incidente de segurança em computadores pode ser definido como uma atividade nas máquinas ou na rede que possa ameaçar a segurança dos sistemas computacionais.
E o tratamento de incidentes é composto por: notificação do incidente, análise do incidente e resposta ao incidente.
A segurança na Internet é uma das grandes preocupações do CGI.br que, mantém o Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil e disponibiliza cartilhas, vídeos sobre meios de segurança e informes de atualizações, além de promover cursos que abordam o assunto na íntegra.
CEPTRO.br – (O Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações) Estão sob incumbência do CEPTRO.br, projetos que apóiem ou aperfeiçoem a infra-estrutura de redes no País, como a interconexão direta entre redes (PTT.br) e a distribuição da Hora Legal brasileira (NTP.br). A saber, PTT.Br (Ponto de Troca de Tráfego - PTT) é um ponto de troca de tráfego que fornece uma infra-estrutura de conexão aos seus participantes distribuída em uma área metropolitana. O NTP.br (Network Time Protocol) define um jeito para um grupo de computadores conversar entre si e acertar seus relógios, baseados em alguma fonte confiável de tempo, como os relógios atômicos do Observatório Nacional, que definem a Hora Legal Brasileira.
CETIC.br – (Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação) é responsável pela produção de indicadores e estatísticas sobre a disponibilidade e uso da internet no Brasil, divulgando informações periódicas sobre o crescimento da rede no país. Esses dados são fundamentais para monitorar e avaliar o impacto sócio-econômico das TICs, e também para permitir a comparabilidade da realidade brasileira com a de outros países.

W3C.br – (World Wide Web Consortium) Acompanhando deliberação do CGI.br e os requisitos do W3C, World Wide Web Consortium, o NIC.br instalou um escritório do W3C no Brasil, o primeiro na América do Sul. . O W3C é um consórcio internacional com a missão de conduzir a web ao seu potencial máximo, criando padrões e diretrizes que garantam a sua evolução permanente. Também está sob responsabilidade do W3C.br promover estudos, recomendar procedimentos, normas e padrões, técnicas operacionais, para a segurança das redes e serviços de Internet, bem assim para a sua crescente e adequada utilização pela sociedade. Mais de 80 padrões foram já publicados, entre eles HTML, XML, XHTML e CSS. O W3C no Brasil reforça os objetivos globais de uma web para todos, em qualquer aparelho, baseada no conhecimento, com segurança e responsabilidade.

Você conhece o google sites? Muito bom! dojacuri, Solpoesiaor, faça o seu.

Nenhum comentário: