Poetray

BannerFans.com
Google
 

sexta-feira, fevereiro 23, 2007

A revolução

A Revolução Francesa


Esta revolução foi resultado do descontentamento da população com os privilégios da nobreza, do clero e da alta burguesia.

Características:

· O absolutismo concentrava em suas mãos todo o poder político
· O Mercantilismo visava o fortalecimento do Estado através da riqueza do poder.
· A França do século XVIII era um país agrário, com poucas indústrias.
· Havia perdido muito dinheiro com a guerra dos 7 anos (independência dos EUA).

A sociedade era dividida em :

1- Clero: insento de impostos – direito de explorar o ensino.
2- Nobreza: insenta de impostos – direitos feudais – cargos públicos.
3- O restante da população (sans-culotes), desde os camponeses aos ricos comerciante, que eram apoiados pelos ilumimnistas que defendiam e propagavam a liberdade de pensamento, ideais e liberdade democrática.

Em meio a uma enorme crise financeira, o rei tenta fazer reformas para sanar a crise sendo impedido pelas classes privilegiadas, assim o rei resolve convocar a Assembléia dos Estados Gerais (clero, representantes da nobreza e o povo), sendo que o sistema de votação era problemático, logo a burguesia desejava por fim ao absolutismo afim de realizarem reformas políticas, sociais e econômicas e se auto proclamar Assembléia Nacional Constituinte dando limites ao poder do rei. O rei Luis tenta fechá-la, mas devido a várias revoltas populares a Bastilha (prisão onde o rei guardava seus inimigos) é invadida e o povo arma-se passando a defender a Assembléia Constituinte, havendo com isso o recuo do rei.

Apesar de unidos contra o rei, o 3° estado divide-se para melhor representar a sociedade. Características dos dois governos:

1° FASE

Governo Girondino (alta burguesia)
Governo jacobino (pequena burguesia)
Povo insatisfeito;
Visavam o lucro e propriedade;
Guerra contra reis absolutistas;
Guerra interna (nobres contra a revolução);
Declaração dos direitos do homen e do cidadão;
Acabou com a servidão;
Mão-de-obra assalariada;
mercado consumidor;
proibição das greves;
países vizinhos tentam invadir a França;
rei foi preso acusado de traição;
os jacobinos vacilam.
Jacobinos se fortalecem e declaram a Pátria em perigo;
Criação de um exército popular;
Robespierre – executa racicais e moderados (35.000 mortos);
cria Comitê de Salvação Pública – controlar a Comuna de Paris e evitar excessos;
Tribunal Revolucionário – julga todos os inimigos da Revolução;
Julgamento do rei;
Leis populares (tabelamento do pão e aluguel)
Lei do máximo
Disputas internas devido a violência, permite a volta dos Girondinos ao poder.

2° FASE

Os Girondinos voltam ao poder e organizam um novo regime constitucional chamado de Diretório onde se mantia a República, mas o poder executivo passava a ser exercido por cinco membros denominados diretores, eleitos por conselhos, formados por ricos proprietários. A volta da burguesia ao poder significava a anulação dos direitos do povo, volta do voto censitário, o fim do tabelamento do pão e do aluguel. Nessa época o setor militar conquistava grandes vitórias destacando-se o general Napoleão Bonaparte que se tornou herói nacional.

Por medo de perder seu poder devido a crise interna da França, a burguesia transfere o poder a Napoleão para que qualquer rebelião fosse sufocada, pois assim manteria seu poder. Este golpe ficou conhecido como o 18 de Brumário. Napoleão, aproveitando-se do seu prestígio popular derruba o Diretório e institui o Consulado.

Com isso consolidou-se o poder da burguesia e a revolução chegou a seu fim por volta de 1799 – marcando assim o fim do absolutismo na França, a independência das colônias inglesas na América e inicio do movimento de independência das colônias da América Central e do Sul.

Nenhum comentário: