Poetray

BannerFans.com
Google
 

terça-feira, agosto 28, 2007

BOLETIM _ sobre o resultado do ENEM e outras notas interessantes

Enem divulga resultado em novembro
O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) irá divulgar na segunda quinzena de novembro o boletim com os resultados do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
O resultado será enviado aos candidatos pelos Correios e também estará disponível na internet, no site www.inep.gov.br. Realizado no último domingo, o exame contou com a inscrição de 3,5 milhões de estudantes, 200 mil pessoas a menos que em 2006, segundo o Ministério da Educação.



FEIRA

Expo Carreira dá orientação a estudantes
DA REDAÇÃO
Nos dias 31 deste mês e 1º de setembro, o Transamérica Expo Center sedia a Expo Carreira, feira de captação e orientação de jovens talentos.
No local, cerca de 30 empresas darão informações a estudantes sobre estágios, trainees e MBAs. A feira ocorre das 10h às 19h. Os interessados devem cadastrar o currículo no site www.expocarreira.com.br.
A entrada é gratuita. O evento ocorre na av. Dr. Mario Villas Boas Rodrigues, 387, Santo Amaro, em São Paulo.

Liminar determina que Unesp isente de taxa todos os alunos da rede pública
Em nota, a instituição afirma que o grande número de inscritos inviabilizaria o vestibular
FERNANDA CALGARO
DA REPORTAGEM LOCAL

Uma liminar (decisão provisória) do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo determina que todos os alunos da rede pública que pedirem isenção da taxa de R$ 100 do vestibular da Unesp sejam atendidos. A medida já vale para este processo seletivo. O mérito do caso ainda não foi julgado em definitivo.
No entanto, Jaqueline Lorenzetti Martinelli, promotora de Justiça do Grupo de Inclusão Social do Ministério Público do Estado de São Paulo, que entrou com a ação em 2 de julho, avalia que, até o julgamento ocorrer, provavelmente a fase de inscrição, que vai até 5 de outubro, terá acabado.
"E mesmo que a liminar caia, o que acho difícil, o candidato terá pedido a isenção quando a medida estava valendo. Portanto, entendemos que a concessão da isenção deve permanecer." O período para pedir isenção teve início ontem e vai até o dia 6 de setembro.
A rede de cursinhos comunitários Educafro é a autora da representação ao Ministério Público que originou a ação, que tem como alvo apenas a Unesp. "Escolhemos a Unesp por ter mais campi no interior", justifica a promotora.
Os critérios para a concessão, segundo o edital, são: ter feito o ensino médio em escola pública ou em particular com bolsa integral, ou ter cursado supletivo; ter renda individual mensal igual ou inferior a R$ 456; morar no Estado de São Paulo ou ter vínculo com cursinho comunitário ou escola pública paulista. Inicialmente, estavam previstas 6.244 isenções.

Outro lado
Em nota, a Unesp afirma que, "neste cenário, a universidade não teria condições de realizar o vestibular 2008 por duas razões principais: a) logística -falta de tempo para organizar uma equipe dimensionada para aplicar e corrigir as provas do vestibular conforme o padrão habitual da Unesp para um universo tão grande de candidatos; b) absoluta falta de recursos para bancar uma despesa aproximadamente 300% maior com uma arrecadação provavelmente 35% menor". O texto diz que, em vez dos 92.840 inscritos de 2007, poderiam ser quase 500 mil, já que, a cada ano, só na rede pública de SP 450 mil concluem o ensino médio.

Nenhum comentário: