Poetray

BannerFans.com
Google
 

sexta-feira, outubro 12, 2007

Voltaire _ Vida e obra do autor

Voltaire (François Marie Arouet) (1694-1778)

Poeta, contista, romancista, teatrólogo, historiador, membro da Academia Francesa, Votaire é o pseudônimo de François-Marie Arouet, nascido em Paris, em 21 de novembro de 1694, falecido em 30 de maio de 1778, foi o pensador mais influente do período do iluminismo francês.
Foi um aluno brilhante do colégio de Clermont, dirigido pelos jesuítas, padres que ele, Voltaire, passou a atacar com muito rancor e venenosamente pelo resto da vida, através do seu trabalho.
Recém-formado, tentou dedicar-se à magistratura.
Foi preso em 1717 e, acusado de ser o autor de um panfleto político em versos, passou entre seis meses a um ano na famosa Bastilha. (Quanto ao tempo exato de sua prisão, os livros documentam 6 meses, outros, 1 ano).
O nome Voltaire foi por ele adotado após a passagem pela prisão.
Na prisão começou a escrever seus livros.
Envolvido num incidente com o príncipe de Rohan-Chabot, em 1726, foi parar de novo na Bastilha. Quando libertado, sob a condição de deixar a França, exilou-se na Inglaterra, onde viveu até 1729 e, durante esse período Voltaire escreve claramente, de uma forma de orientação reformadora em seu modo de pensar, na filosofia. Suas Cartas Filosóficas ou Cartas da Inglaterra, publicadas em 1734, causam grande escândalo e por isso Voltaire tem de se refugiar num castelo e lá se dedica ao estudo e à elaboração de grande parte de suas obras.
Em sua época, foi considerado um dos maiores poetas e dramaturgos de seu tempo. Hoje, a figura de Voltaire é mais relacionada aos seus ensaios e seus
contos.
A tragédia Édipo (Oedipe) abriu passagem para sua incursão no meio intelectual, tendo sido
escrita no período de sua detenção na Bastilha. Sua obra mais conhecida, que merece destaque, é o conto, Cândido, escrito em 1759. Já em seus escritos filosóficos, as obras que devem ser citadas são o Tratado
de Metafísica (Traite de Metaphysique), de 1734, e o Dicionário Filosófico (Dictionaire Philosophique), de 1764.
Seu pensamento foi calcado nas bases do racionalismo, instrumento com o
qual procurava pregar a reforma social sem a destruição do regime já estabelecido.
Conseguiu atrair as iras tanto de católicos como dos protestantes, por causa de suas obras publicadas. Assim, não podia fixar residência em parte alguma, viveu de lugar em lugar, perambulando, por várias cidades suíças e francesas. Em 1758, adquiriu uma propriedade em Gex, região francesa, onde viveu em paz e admirado por seus concidadãos, pelos intelectuais da Europa e também pelos antigos adversários e críticos.
Muito de sua luta dirigia-se contra a Igreja e, na atualidade, alguns chegam a considerar Voltaire como um predecessor do anti-semitismo moderno, dadas seus pensamentos acerca dos judeus, tidos por ele como fanáticos supersticiosos. No entanto, ele se opôs à perseguição a estes povos. Colaborou ainda com um dos enciclopedistas mais radicais, Diderot; prova de seu grandioso espírito solidário e humanista.
Humanista?
Sua obra, Cândido ou o Otimista, merece ser lida. Vale a pena!
“Vamos esmagar a intolerância.” _Voltaire.

Segue uma visão do autor sobre um tema , em todos os tempos, polêmico: Alma.
Confira!

Nenhum comentário: