Poetray

BannerFans.com
Google
 

terça-feira, fevereiro 19, 2008

Lideranças Emergentes

Deda Chicken: mais de 100 milhões de frangos produzidos no anoLiderança. S.f
Função de líder
Capacidade de liderar; espírito de chefia
Forma de dominação baseada no prestígio pessoal e aceita pelos dirigidos

Emergente. Adj. (do verbo emergir)
Que emerge
Que procede ou resulta

Emergir. V. int.
Sair de onde estava mergulhado
Manifestar-se, mostrar-se, patentear-se
Elevar-se como se saísse das ondas
Fazer sair de onde estava mergulhado

Torna-se notório a presença, ou o surgimento, de um líder ou qualquer natureza de liderança; podemos perceber, antes de tudo, valores que o identifica.

Liderança é um processo de domínio sobre algo, situações, ou pessoas; isso exige equilíbrio, flexibilidade e constante aprendizagem para o auto-aperfeiçoamento.

As mudanças acontecem a todo instante, dia a dia, e muitas vezes não são notadas, não recebem a devida atenção.

Globalização
Com a globalização acelerou-se o processo de mudanças em todo o planeta, em todos os âmbitos e de naturezas diversas:

A Revolução Técnico-Científica:
Setor mais importante dessa "revolução" é a indústria da informática.
Nas telecomunicações, os satélites artificiais e os telefones celulares, a telemática (Internet).
A biotecnologia, que é aplicada à medicina, à agricultura e à produção de alimentos.

Cada dia torna-se mais comum a compra em lojas virtuais; milhões de internaltas compram pela Internet, e todas as classes sociais estão aderindo a esse costume.

O termo Mercados emergentes é usado frequentemente para descrever o negócio e a atividade de mercado em industrialização ou regiões emergentes do mundo.


Países Emergentes
País emergente é a denominação dada aos países, outrora de terceiro mundo, que se industrializaram e continuam se desenvolvendo. Os países que não se enquadram na classe dos emergentes são chamados de "Terceiro Mundo".

Terceiro Mundo de acordo com a Teoria dos Mundos é uma designação genérica usada para designar nações de economia subdesenvolvida ou em desenvolvimento.
Exemplos de países emergentes
· República Popular da China
· Índia
· Brasil
· Argentina
· México
· Chile
· Malásia
· África do Sul
· Polônia
· Hungria
· República Checa
· Cingapura

1ª Países Emergentes Economicamente
São países que tem uma economia muito forte, ou forte, muitas vezes comparadas com economias de 1º mundo, como é o caso do Brasil que atualmente já é um país desenvolvido e tem a 9ª economia do globo, tendo um parque industrial complexo, exporta tanto maquinaria de ponta, quanto matéria prima.
2ª Países Emergentes Socialmente
São países que tem uma sociedade, comparada com países de 1º mundo, por algumas vezes até melhor,mas não têm ainda um impacto econômico forte como os países Emergentes economicamente, ou seja, se uma Cingapura quebrar, vai ser menos arrasador para a economia global, que se a China chegar a quebrar, mas por terem uma educação, saúde, saneamento, etc. Equiparados aos países do 1º mundo, estão mais perto do tão almejado Primeiro Mundo, que os países Emergente econômicos, que ainda tem sérios problemas sociais.

Superpotências emergentes
Brasil · China · Índia · Rússia · União Européia

Uma Superpotência emergente se resume em um país que mostra um potencial em transformar-se em uma superpotência no futuro.
O Brasil é a 7ª maior economia do mundo. Nos últimos anos o país conquistou estabilidade econômica, atraindo investimentos estrangeiros. Em 2006, o PIB brasileiro aumentou signifivcativamente e ultrapassou países como, Espanha, Canadá, Italia e França e se aproximando do Reino Unido. As exportações crescem cada vêz mais. O Brasil é o maior detentor de bacias de águas doce do mundo e possui a 9ª maior reserva de petróleo do mundo após a descoberta em Novembro de 2007 na bacia de Santos. Suas reservas econômicas internacionais são consideráveis.


A República Popular da China é considerada uma potência emergente devido à sua grande e estável população, e está crescendo rapidamente seus gastos e capacidades nos setores econômicos e militares. Entretanto, tem diversos problemas econômicos, políticos, e demográficos que necessitam ser superados.
A China tem a 6° maior economia do mundo, devendo-se principalmente a criação das ZEEs (zonas econômicas especiais), que oferecem mão-de-obra barata e qualificada aos investidores estrangeiros. Isso resultou na invasão de produtos chineses no mercado mundial, o que o torna o 3° maior exportador do mundo.
A presença de um dos subsolos mais ricos do mundo em matéria prima também tornaram o país independente de vários recursos minerais. Seu enorme mercado consumidor interno também favoreceu o crescimento dos investimentos externos.
Devido a sua enorme população, o crescimento vertiginoso de sua economia, seus investimentos em pesquisa e desenvolvimento, seus gastos militares e sua condição de Estado declaradamente detentor de armas nucleares, a RPC costuma ser considerada uma superpotência emergente. É a quarta maior economia do mundo (ou a segunda maior, pelo critério de paridade de poder de compra) e representa a China como membro permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas. Desde 1978, o país implementa reformas para adotar, em alguma medida, uma economia de mercado, o que ajudou a tirar 400 milhões de pessoas da pobreza. Entretanto, o país enfrenta outros problemas econômicos, inclusive o rápido envelhecimento da população e uma crescente disparidade entre a renda urbana e a rural. A China desempenha um papel importante no comércio internacional, ao ser o maior consumidor mundial de aço e concreto (usa, respectivamente, um terço e mais da metade daqueles insumos) e o segundo maior importador de petróleo. É o terceiro maior importador do mundo e o segundo maior exportador, em termos globais.

O turismo também está nas atividades econômicas que mais cresceram e o país já é o 5° mais visitado do mundo.


A China
Destaca-se como grande potência entre os países emergentes
Só após se incorporar, aderir, ao fluxo comum da história universal, ao avanço da civilização industrial do Ocidente Europeu, no caso, a Rússia, outrora,União Soviética, e sob influência do Marxismo Orientalizado, ou seja, adaptado para a sua cultura e seu povo, Ela, China, se irrompe para o desenvolvimento; dá os primeiros passos para se tornar um país emergente e se tornar a grande potência promissora na qual projeta-se e é hoje.
A projeção do futuro, naquela época, alinhada ao passado extraordinário de uma civilização original, nos estimula e seduz a uma meditação rica de informação, de elementos e fatos interessantes para a interpretação do presente, a situação, a posição da mesma hoje no rank mundial. Sua história, mudança de hábitos e sua forma de aderir e se adaptar ao novo nos ajuda a tomar decisões hoje tanto na vida pessoal quanto na política social.
O que podemos aprender com sua história?

Cuidados importantes
Adaptar-se ao novo sem ignorar, sem abandonar ou perder os pontos importantes, o legado dos antepassados, como a cultura, religiosidade, ética e o senso de humanismo etc.
Foi por esse caminho que a união soviética , o Ocidente, chegou à China; ambos tinham séculos de construção cultural solitária e diferente das demais civilizações.
A vontade própria, a união de indivíduos, é que faz acontecer, muda a história e faz história.
Se estudarmos veremos que, para o bem ou para o mal, o voluntarismo, a espontaneidade, a flexibilidade, são os meios mais eficientes para se conseguir a façanha de criar, visionar e atingir objetivos.
O voluntarismo é a crença de que o homem, ou grupo de homens, pode mudar radicalmente o curso da história, mesmo num clima desfavorável, ou antagônico, totalmente oposto à mudanças, se consegue através da mobilização da energia e da vontade humana.
Quem muda a história, o mundo, não é a tecnologia, e sim, o homem através de suas atitudes.
Você pode viver no país das oportunidades e ser mal-sucedido; pode viver no outro extremo e ter estabilidade de sucesso progressivo.
Num grupo, equipe, nação, que visa atingir objetivos, a autocracia, o absolutismo no poder de decisão pode mantê-los estagnados impedindo suas evoluções, e pode provocar grandes catástrofes.
Quando se planeja uma mudança e pretende progredir com equilíbrio e estabilidade para se chegar aos objetivos, todos precisam ser reeducados a começar pelos seus líderes.

Algumas frases interessantes
Não é por se receber o inimigo que se começa a adotar a sua linha. _ Mao Tsé-tung.
Quem escuta os dois lados terá o espírito esclarecido. Quem só escuta um permanecerá nas trevas. _ Wei Tcheng ( era Tang)
Nunca te esqueças do passado, que deve ser teu mestre no futuro. _ Sun Yat-Sen
"Eu vim não para ser servido, mas para servir". _ Jesus (Mateus, 20:28)

Nenhum comentário: