Poetray

BannerFans.com
Google
 

quarta-feira, dezembro 31, 2008

Reforma ortográfica



As mudanças da reforma ortográfica

As novas regras ortográficas passam a valer no dia 1º de janeiro de 2009. Para você se acostumar com as mudanças, o blog: Dafilosofia elaborou uma pequena amostra com as principais alterações na escrita, como o desaparecimento do trema, a queda de acentos e os novos padrões para uso do hífen. A idéia é que você imprima, transcreva para sua agenda, no caderno, ou deixe-o em local de fácil acesso no seu computador. Isso será de grande utilidade na hora de editar seus textos.

De acordo com o decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, até 2012 valem as duas formas de escrever: a antiga e a nova. No Ano Novo começa o chamado “período de transição”. Portugal, que também aprovou o acordo ortográfico adotará as novas regras até 2014. O que todos esperam é que isso venha facilitar o entendimento e as transações no mundo dos negócios entre os países de idiomas diferentes e todos os países envolvidos, ou seja, que falam a língua portuguesa.


Está postagem apresenta as mudanças que já estão definidas. Ainda há o que definir - por exemplo, no uso do hífen - que deverão ser discutidas entre as Academias de Letras dos países que falam a língua portuguesa. A Academia Brasileira de Letras tem até fevereiro de 2009 para organizar um vocabulário.
Vale lembrar que o que muda é a grafia; a pronuncia, a fala continua a mesma, mesmo sem os dois pontinhos, trema, em cima do “u”. Ou seja, Lingüiça, sem o trema, continua sendo lingüiça, sem nenhuma engasgo. Da pra agüentar? Então... aguente.



Veja no link abaixo tabela com as principais mudanças na ortografia:
















































Nenhum comentário: