Poetray

BannerFans.com
Google
 

segunda-feira, maio 07, 2007

Adaílton comemora o primeiro gol

Adaílton comemora o primeiro gol do Santos na decisão contra o São Caetano



06/05/2007 - 18h33m - Atualizado em 06/05/2007 - 18h58m

Um novo bi após 38 anos
Na última vez que time conquistou dois estaduais seguidos, Pelé estava em campo.

Adilson Barros
Do GLOBOESPORTE.COM, em São Paulo





Após 38 anos, o Santos volta a conquistar dois campeonatos paulistas seguidos.
Campeão estadual em 2006, o Alvinegro conseguiu superar o São Caetano e assegurou o bi em 2007.

Desde 1968/1969, quando Pelé regia o time alvinegro, o Peixe não conquista dois títulos estaduais seguidos. Em 69, na verdade, a equipe foi tri, pois havia vencido também em 1967. De 1960 a 1969, o Santos conquistou sete títulos paulistas. Foi parado apenas pelo Palmeiras, campeão em 1963 e 1966.

Os tempos são outros, mas o Alvinegro apresenta números de fazer inveja a Pelé e seus contemporâneos. Neste ano, o Peixe terminou a primeira fase com aproveitamento de 87,7% dos pontos. Em 69, com Pelé, o time teve 69,2% de aproveitamento na fase inicial

Por outro lado, neste ano o Peixe disputou a semifinal contra o Bragantino e despachou o Azulão na final. Há 38 anos, o Alvinegro teve que vencer um quadrangular contra Corinthians, São Paulo e Palmeiras para ficar com o título.

E não é só o Santos que está perto de repetir um feito histórico. O técnico Vanderlei Luxemburgo, também. Com a conquista deste domingo, o treinador chega a seu segundo bicampeonato estadual. O último time a conquistar o Paulistão em dois anos seguidos foi o Palmeiras, em 1993 e 94, sob o comando de Luxa, que também estava à frente do Peixe na conquista do ano passado.



O SANTOS DE 1968/69 O SANTOS DE 2006/07

O Santos de Pelé, que conquistou o título paulista em 1968 e 1969,fez 55 jogos. Ganhou 40 vezes, empatou seis e perdeu nove partidas. Marcou 134 gols e sofreu 53. O time teve um aproveitamento de 78,1% dos pontos. O Santos de Zé Roberto, que conquistou o título paulista em 2006 e 2007,fez 42 jogos. Ganhou 31 vezes, empatou cinco e perdeu seis partidas. Marcou 80 gols e sofreu 40. O time teve um aproveitamento de 77,7% dos pontos.


Saiba mais

» VÍDEO: O gol do título!!! Kleber cruza e Moraes marca de cabeça » Pedrinho: arma secreta do Santos



06/05/2007 - 18h03m - Atualizado em 06/05/2007 - 19h52m

Santos devolve placar e é bicampeã.
Time vence o São Caetano por 2 a 0 em partida emocionante no Morumbi
GLOBOESPORTE.COM Em São Paulo


O Santos entrou em campo neste domingo, no Morumbi, como favorito. O São Caetano carregou consigo a vantagem de ter vencido o primeiro confronto por 2 a 0. Venceu a camisa alvinegra, que devolveu o placar da primeira partida e garantiu o bicampeonato paulista, o primeiro do Peixe depois da Era Pelé! O Azulão tinha uma bela vantagem: podia até perder por 1 a 0 que ficava com o título. Mas o Peixe, dono da melhor campanha da competição, jogava por dois resultados iguais. Precisava ganhar por 2 a 0. Conseguiu. As cabeças certeiras de Adaílton (assista ao vídeo do gol) e de Moraes permitiram a festa alvinegra.


Toma lá, dá cá

O Santos precisava fazer dois gols e não levar nenhum para ser campeão. Por isso pressionou o Azulão desde o primeiro minuto. Zé Roberto criou duas boas chances, mas Marcos Aurélio concluiu para fora em ambas. E foi dos pés de Zé Roberto que o gol do Peixe teve início. Em uma jogada individual do meia, o rival cedeu o escanteio. Pedrinho cobrou aos 24 e Adaílton subiu mais do que os marcadores para fazer um belo gol de cabeça.
O São Caetano não conseguia criar chances de gol, e precisou se segurar muito para suportar a pressão do ávido Santos. O goleiro Luiz salvou o time do ABC em algumas oportunidades, como aos 30, em um bomba de Rodrigo Souto. Um minuto depois, o camisa 1 teve uma ajuda da trave para evitar o segundo gol.
Assim que acabou o primeiro tempo, o técnico Dorival Júnior foi reclamar da arbitragem. Na opinião dele, José Henrique de Carvalho errou ao punir Triguinho com um cartão amarelo e não fazer o mesmo quando os jogadores do Peixe que cometeram faltas mais duras. Vanderlei Luxemburgo não deixou o rival reclamar e se meteu na confusão:
"Deixa ele apitar o jogo, no grito você não vai ganhar não. Sou macaco velho, não vai pressionar o árbitro"Vanderlei Luxemburgo, técnico do Santos
A pressão santista continuou no segundo tempo. Júnior voltou com Galiardo no lugar de Canindé, que não teve a atuação que o treinador esperava. O jogador entrou com a missão de marcar Zé Roberto, um dos melhores em campo.
Aos 15, Cléber Santana também estufou a rede de Luiz com um gol de cabeça, mas este foi corretamente anulado pelo árbitro, porque o jogador estava impedido. Alívio na torcida do Azulão!
Aos 36, apoiado pelo torcedor, Kléber colocou a bola na cabeça do novato Moraes, que marcou de cabeça. O garoto mostrou que o futebol está mesmo no seu sangue: é filho do ex-jogador santista Aloísio Guerreiro e irmão de Bruno, jogador do Porto (POR).
A torcida do Peixe foi ao delírio após o segundo gol. Luiz Alberto, do Azulão, foi expulso por falta em Moraes e uma pequena confusão se formou. Tudo terminado, restou ao Santos rezar pelo fim da partida. O alívio veio aos 49, com a festa dos jogadores e sem a presença de Vanderlei, que foi embora antes do apito final. Uma tradição para o técnico campeão.

Nenhum comentário: